Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/13317
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Políticas públicas de inclusão social: uma análise do programa INCLUIR na UFRJ. |
Autor(es)/Inventor(es): | Fraga, Suellen Cardoso de |
Tutor: | Paes, Emiliano Rodrigues Brunet Depolli |
Resumen: | A Educação Inclusiva se apresenta num movimento mundial de inclusão social, na medida em que possibilita o acesso de todos aos espaços e ambientes, sejam eles públicos ou privados. O direito à educação, foi abordado historicamente desde a Constituição de 1824; na Carta de 1988, esse direito foi elevado à fundamental social. Mesmo havendo diplomas legais que visem o tratamento da Pessoa com Deficiência no ensino, nota-se que seu desenvolvimento ainda caminha a passos curtos. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146 de 2015), é o resultado de uma luta histórica pela busca da dignidade da pessoa humana, respeito à diversidade, pluralismo, não discriminação, independência, autonomia, acesso e inclusão social, trazendo no âmbito da educação, o asseguramento dos direitos a um ensino que possibilite a pessoa com deficiência aprender e desenvolver suas capacidades em igualdade de oportunidades. O objetivo do presente trabalho é analisar, a partir dessa evolução histórica, a inserção da pessoa com deficiência no ensino superior. Para tanto, tem-se como parâmetro a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, que participa do Programa Incluir, um programa do governo que visa fomentar ações para efetivo acesso das pessoas com deficiência no ensino superior. A metodologia empregada inclui revisão bibliográfica e análise documental, de maneira a compreender o contexto histórico em que o direito à educação foi de fato estendido às pessoas com deficiência. |
Materia: | Pessoa com deficiência Direito à educação Diversidade Inclusão social Igualdade Projeto INCLUIR Person with disability Right to education Diversity Social inclusion Equality Project INCLUIR |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
Unidade de producción: | Faculdade Nacional de Direito |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | FRAGA, Suellen Cardoso de. Políticas públicas de inclusão social: uma análise do programa INCLUIR na UFRJ. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece en las colecciones: | Direito |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SCFraga.pdf | 458.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.