Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14690
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Herança digital: um debate contemporâneo sobre como o direito brasileiro tem enfrentado o tratamento dos bens digitais dos usuários falecidos
Autor(es)/Inventor(es): Correia, Nathalia Medina
Orientador: Martins, Flávio Alves
Resumo: O presente trabalho analisa como o direito brasileiro tem enfrentado o fenômeno da Herança Digital, apresentando um enfoque nas principais polêmicas que surgem com o tema. Para tanto, será feita uma contextualização da evolução do direito sucessório e de sua atual estrutura, bem como um estudo da Herança Digital, discutindo questões relativas a natureza personalíssima de alguns dos bens que a compõe. Após, será realizada uma exposição de toda regulamentação pertinente ao tratamento dos bens digitais deixados pelo de cujos, no âmbito do ordenamento jurídico brasileiro. Assim, a partir do estudo realizado, serão apresentadas as propostas de lei sobre a temática de modo a avaliar os avanços do legislativo brasileiro. Ao fim, o cenário brasileiro será confrontado com diretrizes encontradas na doutrina sobre as formas adequadas de tratamento dessa Herança.
Palavras-chave: Direito das sucessões
Herança
Ativos intangíveis
Internet
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CORREIA, Nathalia Medina. Herança digital: um debate contemporâneo sobre como o direito brasileiro tem enfrentado o tratamento dos bens digitais dos usuários falecidos. 2020. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NMCorreia.pdf419.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.