Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14777
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Os desafios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva na contemporaneidade |
Autor(es)/Inventor(es): | Cristóvão, Adriana Martins |
Tutor: | Medeiros, Letícia Piedade de |
Resumen: | O presente trabalho objetiva a investigação e compreensão do contexto da Educação Especial no Brasil e as práticas pertinentes na contemporaneidade em sua perspectiva inclusiva quanto aos docentes, sua formação e atuação. Nesta investigação temática analisou-se os determinantes históricos e seus processos reflexivos. A abordagem textual configurou-se em três vertentes de análise: a historicidade, a fundamentação teórica e a pesquisa junto as secretarias de educação de quatro municípios do estado do Rio de Janeiro, sendo eles, Barra Mansa, Pinheiral, Porto Real e Volta Redonda, para melhor delimitação dos desafios enfrentados. A análise de dados e percentuais a partir das questões aplicadas as secretarias sobre legislação, políticas públicas, formação continuada, práticas dos professores resultou na identificação dos fatores que interferem nos avanços e nos desafios da Educação Especial para que esta estabeleça com coerência seu campo de ação acessibilidade. A mediação dos fatores apresentados facultou o aprofundamento das questões em capítulos o que possibilita uma melhor investigação e desenvolvimento das diversas temáticas até a inclusão. O estudo de políticas públicas e a historicidade promovem novas posturas para o exercício da inclusão, visando uma educação para todos em prol da compreensão de igualdades e diferenças, quebrando assim paradigmas antigos sobre a Educação Inclusiva. |
Materia: | Educação especial Inclusão escolar Capacitação de professores Barra Mansa (RJ) Pinheiral (RJ) Volta Redonda (RJ) Porto Real (RJ) Education, special Mainstreaming, education Teacher training |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Unidade de producción: | Instituto de Biologia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | CRISTÓVÃO, Adriana Martins. Os desafios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva na contemporaneidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMCristovao.pdf | 333.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.