Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14777
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os desafios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva na contemporaneidade
Autor(es)/Inventor(es): Cristóvão, Adriana Martins
Orientador: Medeiros, Letícia Piedade de
Resumo: O presente trabalho objetiva a investigação e compreensão do contexto da Educação Especial no Brasil e as práticas pertinentes na contemporaneidade em sua perspectiva inclusiva quanto aos docentes, sua formação e atuação. Nesta investigação temática analisou-se os determinantes históricos e seus processos reflexivos. A abordagem textual configurou-se em três vertentes de análise: a historicidade, a fundamentação teórica e a pesquisa junto as secretarias de educação de quatro municípios do estado do Rio de Janeiro, sendo eles, Barra Mansa, Pinheiral, Porto Real e Volta Redonda, para melhor delimitação dos desafios enfrentados. A análise de dados e percentuais a partir das questões aplicadas as secretarias sobre legislação, políticas públicas, formação continuada, práticas dos professores resultou na identificação dos fatores que interferem nos avanços e nos desafios da Educação Especial para que esta estabeleça com coerência seu campo de ação acessibilidade. A mediação dos fatores apresentados facultou o aprofundamento das questões em capítulos o que possibilita uma melhor investigação e desenvolvimento das diversas temáticas até a inclusão. O estudo de políticas públicas e a historicidade promovem novas posturas para o exercício da inclusão, visando uma educação para todos em prol da compreensão de igualdades e diferenças, quebrando assim paradigmas antigos sobre a Educação Inclusiva.
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão escolar
Capacitação de professores
Barra Mansa (RJ)
Pinheiral (RJ)
Volta Redonda (RJ)
Porto Real (RJ)
Education, special
Mainstreaming, education
Teacher training
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CRISTÓVÃO, Adriana Martins. Os desafios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva na contemporaneidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMCristovao.pdf333.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.