Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14777
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Medeiros, Letícia Piedade de | - |
dc.contributor.author | Cristóvão, Adriana Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-14T15:43:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:06Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | CRISTÓVÃO, Adriana Martins. Os desafios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva na contemporaneidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14777 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Capacitação de professores | pt_BR |
dc.subject | Barra Mansa (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Pinheiral (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Volta Redonda (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Porto Real (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Education, special | en |
dc.subject | Mainstreaming, education | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.title | Os desafios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva na contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8217434026796724 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva a investigação e compreensão do contexto da Educação Especial no Brasil e as práticas pertinentes na contemporaneidade em sua perspectiva inclusiva quanto aos docentes, sua formação e atuação. Nesta investigação temática analisou-se os determinantes históricos e seus processos reflexivos. A abordagem textual configurou-se em três vertentes de análise: a historicidade, a fundamentação teórica e a pesquisa junto as secretarias de educação de quatro municípios do estado do Rio de Janeiro, sendo eles, Barra Mansa, Pinheiral, Porto Real e Volta Redonda, para melhor delimitação dos desafios enfrentados. A análise de dados e percentuais a partir das questões aplicadas as secretarias sobre legislação, políticas públicas, formação continuada, práticas dos professores resultou na identificação dos fatores que interferem nos avanços e nos desafios da Educação Especial para que esta estabeleça com coerência seu campo de ação acessibilidade. A mediação dos fatores apresentados facultou o aprofundamento das questões em capítulos o que possibilita uma melhor investigação e desenvolvimento das diversas temáticas até a inclusão. O estudo de políticas públicas e a historicidade promovem novas posturas para o exercício da inclusão, visando uma educação para todos em prol da compreensão de igualdades e diferenças, quebrando assim paradigmas antigos sobre a Educação Inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AMCristovao.pdf | 333.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.