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dc.contributor.advisorMedeiros, Letícia Piedade de-
dc.contributor.authorCristóvão, Adriana Martins-
dc.date.accessioned2021-08-14T15:43:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCRISTÓVÃO, Adriana Martins. Os desafios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva na contemporaneidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14777-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectCapacitação de professorespt_BR
dc.subjectBarra Mansa (RJ)pt_BR
dc.subjectPinheiral (RJ)pt_BR
dc.subjectVolta Redonda (RJ)pt_BR
dc.subjectPorto Real (RJ)pt_BR
dc.subjectEducation, specialen
dc.subjectMainstreaming, educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleOs desafios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva na contemporaneidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8217434026796724pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva a investigação e compreensão do contexto da Educação Especial no Brasil e as práticas pertinentes na contemporaneidade em sua perspectiva inclusiva quanto aos docentes, sua formação e atuação. Nesta investigação temática analisou-se os determinantes históricos e seus processos reflexivos. A abordagem textual configurou-se em três vertentes de análise: a historicidade, a fundamentação teórica e a pesquisa junto as secretarias de educação de quatro municípios do estado do Rio de Janeiro, sendo eles, Barra Mansa, Pinheiral, Porto Real e Volta Redonda, para melhor delimitação dos desafios enfrentados. A análise de dados e percentuais a partir das questões aplicadas as secretarias sobre legislação, políticas públicas, formação continuada, práticas dos professores resultou na identificação dos fatores que interferem nos avanços e nos desafios da Educação Especial para que esta estabeleça com coerência seu campo de ação acessibilidade. A mediação dos fatores apresentados facultou o aprofundamento das questões em capítulos o que possibilita uma melhor investigação e desenvolvimento das diversas temáticas até a inclusão. O estudo de políticas públicas e a historicidade promovem novas posturas para o exercício da inclusão, visando uma educação para todos em prol da compreensão de igualdades e diferenças, quebrando assim paradigmas antigos sobre a Educação Inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

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