Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/16287
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | STF como espaço de razão pública? Uma análise do julgamento da ADI n° 4.439/DF – o caso do ensino religioso confessional |
Autor(es)/Inventor(es): | Carvalho, Camila Luna de |
Tutor: | Shecaira, Fábio Perin |
Resumen: | O presente trabalho pretende analisar a ideia de Razão Pública desenvolvida por John Rawls e, sobretudo, a sua defesa de que a Corte Constitucional é espaço dessa Razão por excelência. Parte-se da ideia de que essa concepção é capaz de fornecer um viés de análise pertinente de quais são as razões efetivamente cabíveis nas tomadas de decisão da Corte. No intuito de examinar concretamente o (des)uso dessas razões e suas implicações, analisa-se a decisão do STF no julgamento da ADI n° 4.439/DF que enfrentou a constitucionalidade da oferta de ensino religioso confessional nas escolas públicas. Diante de um cenário de inegável força política de determinadas confissões religiosas, de crescente defesa de uma pauta dos “bons costumes” e de ascensão de líderes políticos religiosos, cabe analisar como a Corte deve interpretar a Constituição quando se depara com questões religiosas e morais, sobretudo, considerando uma Corte que tem reiteradamente protagonizado controvérsias no cenário jurídico-político e tem revelado uma jurisdição constitucional oscilante e pouco harmoniosa com os demais Poderes. |
Materia: | Razão Pública Ensino Religioso Confessional Jurisdição Constitucional Public Reason Confessional religious education Constitutional Jurisdiction |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::FILOSOFIA DO DIREITO |
Unidade de producción: | Faculdade Nacional de Direito |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | CARVALHO, Camila Luna de. STF como espaço de razão pública? Uma análise do julgamento da ADI n° 4.439/DF – o caso do ensino religioso confessional. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Direito |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLCarvalho.pdf | 345.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.