Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16857
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O imposto sobre grandes fortunas sob a ótica da justiça fiscal no contexto de um Brasil em crise
Autor(es)/Inventor(es): Camacho, Julia Pereira Sarraf
Orientador: Bonizzato, Luigi
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo fazer um estudo com enfoque no Imposto sobre Grades Fortunas (IGF), tributo previsto no artigo 153, VII, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, porém que até o atual ano de 2021 não foi regulamentado. Explorar-se-á o conceito do imposto e a sua finalidade à luz da justiça fiscal, assim como a sua natureza como norma de eficácia limitada, qual depende da edição de lei complementar para produzir os seus efeitos. Além disso, haverá a análise dos atuais Projetos de Lei Complementar que visam a implementação do imposto no Brasil e o posicionamento da Suprema Corte sobre o assunto, haja vista o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) nº 55. Também, será realizado um estudo comparativo sobre a implementação desse mesmo imposto em outros países do globo. Por fim, tentar-se-á dar entendimento ao que seria o conceito de “Grandes Fortunas” no contexto brasileiro e examinar os impactos financeiros e sociais da instituição do IGF tendo em vista a crise econômica agravada pelo COVID-19.
Palavras-chave: Tributário
Imposto sobre Grandes Fortunas
Implementação do Imposto sobre Grandes Fortunas
Princípio da Capacidade Contributiva
Justiça Fiscal
Tax Law
Wealth Tax
Wealth Tax Regulation
Contributive Capacity
Tax justice
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CAMACHO, Julia Pereira Sarraf. O imposto sobre grandes fortunas sob a ótica da justiça fiscal no contexto de um Brasil em crise. 2021. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPSCamacho.pdf507.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.