Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17202
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Consumo alimentar, atividade física e estado antropométrico de escolares da zona rural do município de Rio das Ostras, RJ
Autor(es)/Inventor(es): Sardinha, Larissa Spargolli
Tutor: Ribeiro, Beatriz Gonçalves
Tutor : Matos, Alessandra Alegre de
Resumen: Compreender o consumo alimentar, o perfil de atividade física e o estado antropométrico são fundamentais para análise as condições de saúde da população. O consumo frequente de alimentos ultraprocessados, aliado ao sedentarismo que vem ocorrendo a algumas décadas, trazendo consequências sobre o aumento de sobrepeso e a obesidade cada vez maior entre crianças que residem nas áreas rurais. Essa pesquisa teve como objetivo Estimar o consumo alimentar e o estado antropométrico de escolares da zona rural de 6 a 10 anos de idade. Participaram do estudo 265 escolares do município de Rio das Ostras, RJ, Brasil. Os dados antropométricos analisados foram a massa corporal e a estatura. O consumo alimentar foi avaliado pelo Questionário Alimentar do Dia Anterior, ilustrado com vinte e um alimentos/bebidas em seis refeições diárias. O nível de atividade física foi auto-relatado em questionário ilustrado com onze tipos de atividades em três níveis de intensidade. A prevalência de excesso de peso e obesidade nos escolares foi de 30,3% e 15,2%, respectivamente. Verificamos que o consumo de alimentos in natura foi mais relatado no almoço (94,6%) e jantar (79,6%), em ambos os sexos. Identificamos o consumo de alimentos ultraprocessados em todas as refeições realizadas pelos escolares, sendo o café da manhã (84,9%) e o lanche da tarde (72,1%) as refeições que apresentaram maior consumo. O deslocamento passivo foi mais frequente entre escolares (97,8%), enquanto o escore geral de atividade física foi maior entre os meninos. Concluiu-se que os alimentos in natura (arroz, feijão, carnes) ainda são a base da dieta, no entanto os alimentos ultraprocessados estão presentes em todas as refeições realizadas pelos escolares da zona rural. Em relação ao padrão de atividade física, o deslocamento passivo foi mais frequente e os meninos foram mais ativos.
Materia: Consumo alimentar
Alimentos industrializados
Alimentação infantil
Industrialized foods
Child nutrition
Eating
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Unidade de producción: Instituto de Alimentação e Nutrição
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-abr-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SARDINHA, Larissa Spargolli. Consumo alimentar, atividade física e estado antropométrico de escolares da zona rural do município de Rio das Ostras, RJ. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Aparece en las colecciones: Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LSSARDINHA.pdf996.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.