Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17379
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação de meios de cultura alternativos para crescimento bacteriano em pequenas e médias propriedades rurais
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Flavia Costa Carvalho de
Tutor: Costa, Caio Tavora Rachid Coelho da
Tutor : Godoy, Mateus Gomes de
Resumen: O desempenho do setor agrícola na economia brasileira contribuiu para o desenvolvimento social visto nas últimas décadas, porém, a maior parte dos avanços recentes no campo aconteceu nas grandes propriedades ligadas ao agronegócio. É necessário, portanto, um estímulo à profissionalização do pequeno produtor, auxiliando-o no uso de novas tecnologias. Além disso, a agricultura está cada vez mais ligada às demandas ambientais, o que se evidencia pelo crescimento do setor de produtos orgânicos e pelo uso de bioinsumos na produção agrícola. Assim, deve-se pensar no uso de inoculantes dentro deste contexto, com a utilização de bactérias promotoras de crescimento vegetal, ou PGPB, para substituir fertilizantes químicos, geradores de poluição ambiental e nocivos à saúde humana e de animais. Levando-se em conta os mecanismos promotores de crescimento vegetal das PGPB e o uso consciente de substratos oriundos da própria fazenda, o presente trabalho avaliou o crescimento de estirpes bacterianas modelo dos gêneros Bacillus, Methylobacterium, Paraburkholderia e Pantoea em meios de cultivo à base de insumos disponíveis nas propriedades, em diferentes combinações. Os substratos (caldo de cana-de-açúcar e soro de leite) foram quantificados quanto ao teor de proteínas e carboidratos antes da formulação dos meios de cultivo, por métodos colorimétricos. Além disso, foi pesquisado o efeito de consórcio bacteriano crescido nos diferentes meios sobre o crescimento de feijoeiros em casa de vegetação. Formas de esterilização destes meios de cultivo bacteriano, aplicáveis fora do ambiente laboratorial, também foram testadas, para diminuir o crescimento de microrganismos indesejáveis nos meios de cultivo. Assim, futuramente, poderá ser desenvolvida tecnologia de produção de inoculantes on farm que traga maior autonomia econômica e independência de insumos externos para pequenos e médios produtores rurais. Concluiu-se que os substratos estudados podem ser utilizados para crescimento microbiano, pois permitiram o crescimento dos microrganismos testados. Porém, o meio de cultivo elaborado pela simples diluição do caldo de cana-de-açúcar a 33% foi o mais recomendado por ser de simples preparo; apresentar crescimento rápido dos microrganismos; ter tido melhor desempenho no teste preliminar em casa de vegetação e, ainda, não apresentar odor forte após sua fermentação. Além disso, a fervura por 20 minutos se mostrou eficaz para eliminar a presença de microrganismos autóctones. Estes resultados sugerem que o uso de meios para cultivo microbiano elaborados a partir de substratos disponíveis em pequenas e médias propriedades rurais é uma possível solução para baratear a multiplicação de inoculantes on farm.
Materia: Inoculantes agrícolas
Agricultura orgânica
Bacillus
Methylobacterium
Agricultural inoculants
Organic agriculture
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL E DE FERMENTACAO
Unidade de producción: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 22-feb-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ANDRADE, F. C. C. de. (2022). Avaliação de meios de cultura alternativos para crescimento bacteriano em pequenas e médias propriedades rurais [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FCCAndrade.pdf794.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.