Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18665
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A presença da literatura feminina no ensino básico
Author(s)/Inventor(s): Santos, Renata de Freitas
Advisor: Dias, Ana Crelia Penha
Abstract: A educação no Ensino Básico possui diversas problemáticas, entre elas a escassez da literatura feminina no cânone brasileiro. Sua presença é vista apenas no primeiro segmento da educação básica, reforçando o estereótipo da mulher ter relevância somente na parte mais maternal. Dessa forma, essa pesquisa tem por objetivo revelar como ainda no século XXI existe uma padronização branca, ocidental, européia e masculina que predomina a educação brasileira, especialmente no âmbito literário do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Trazendo assim, questionamentos de como isso afeta e continuará afetando – negativamente – os discentes em sua vida, não apenas acadêmica, mas como seres individuais formadores de opinião.
Keywords: Literatura brasileira
Ensino fundamental
Ensino médio
Mulher na literatura
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFSantos.pdf335.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.