Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18967
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Comunidade de aprendizagem em Guaratiba |
Author(s)/Inventor(s): | Sindico, Ana Carolina Pinheiro |
Advisor: | Folly, João |
Co-advisor: | Borde, Andréa de Lacerda Pessôa |
Abstract: | A pesquisa e o projeto dedicam-se a temática do papel da arquitetura no processo de aprendizagem, a partir do questionamento de como o espaço físico da escola pode melhor contribuir para a concentração, estímulo e atração das crianças e adolescentes pelo ensino. Abordam-se questões relacionadas a pedagogia, aprendizado infantil e questões urbanas do sítio de intervenção. A partir disso, propõe-se um estudo sobre métodos pedagógicos alternativos e suas respectivas aplicações na arquitetura, buscando compreender como as decisões projetuais adotadas podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e coletivo no ambiente escolar. Além disso, a relação da escola com a comunidade é de grande relevância para o projeto e o objetivo é propor um equipamento de grande centralidade e possível ambiente de afeto, pertencimento, cultura, educação e vivência. |
Keywords: | Escolas Educação Comunidade Aprendizagem |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Production unit: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SINDICO, Ana Carolina Pinheiro. Comunidade de aprendizagem em Guaratiba. 2021. 72 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACPSindico.pdf | 23.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.