Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18967
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comunidade de aprendizagem em Guaratiba
Autor(es)/Inventor(es): Sindico, Ana Carolina Pinheiro
Orientador: Folly, João
Coorientador: Borde, Andréa de Lacerda Pessôa
Resumo: A pesquisa e o projeto dedicam-se a temática do papel da arquitetura no processo de aprendizagem, a partir do questionamento de como o espaço físico da escola pode melhor contribuir para a concentração, estímulo e atração das crianças e adolescentes pelo ensino. Abordam-se questões relacionadas a pedagogia, aprendizado infantil e questões urbanas do sítio de intervenção. A partir disso, propõe-se um estudo sobre métodos pedagógicos alternativos e suas respectivas aplicações na arquitetura, buscando compreender como as decisões projetuais adotadas podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e coletivo no ambiente escolar. Além disso, a relação da escola com a comunidade é de grande relevância para o projeto e o objetivo é propor um equipamento de grande centralidade e possível ambiente de afeto, pertencimento, cultura, educação e vivência.
Palavras-chave: Escolas
Educação
Comunidade
Aprendizagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Unidade produtora: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SINDICO, Ana Carolina Pinheiro. Comunidade de aprendizagem em Guaratiba. 2021. 72 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACPSindico.pdf23.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.