Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/19027
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Bangu caminhável |
Autor(es)/Inventor(es): | Sousa, Patricia Brandão de |
Orientador: | Fontes, Adriana Sansão |
Coorientador: | Caldas, Lucas Rosse |
Resumo: | Bangu é marcado pela presença da linha férrea, que apesar se contribuir para a mobilidade na escala da cidade divide o bairro criando espaços desagradáveis ao pedestre. O trabalho faz uma crítica ao modelo de cidade que prioriza o automóvel em detrimento das pessoas, propondo a transformação da área central de Bangu visando torna-lo um bairro caminhável. O Índice de caminhabilidade foi utilizado para guiar o projeto e o urbanismo tático como uma ferramenta para testar a aplicabilidade do mesmo, antes da transformação definitiva do espaço. |
Palavras-chave: | Espaços públicos Intervenções urbanas Urbanismo |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Unidade produtora: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Ago-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SOUSA, Patricia Brandão de. Bangu caminhável. 2021. 319 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PBSousa.pdf | 36.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.