Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19979
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel do marketing de conteúdo na construção de marca: o caso Paulo Cuenca
Autor(es)/Inventor(es): Paes, Mylena Fernandes
Orientador: Tavares Júnior, Frederico Augusto
Resumo: O Marketing de Conteúdo tornou-se uma dos maiores meios para a construção da marca no meio digital, principalmente após a consolidação das redes sociais. Através da produção de conteúdos em formato, por exemplo, de postagens, a estratégia demonstrou-se capaz de gerar a percepção do valor de marca para o consumidor, assim como aprofundar o relacionamento, promovendo seguidores fiéis. A ferramenta gerou muitos adeptos, porém, muitas empresas ainda não obtêm os resultados esperados através da mesma, por não a aplicarem da maneira correta, com a preocupação com criação de conteúdo alinhada com o público alvo desejado, linha editorial, criação do storytelling, análise de resultados e consistência de postagens. Através de um Estudo de Caso, a presente pesquisa busca analisar o perfil no Instagram do produtor de conteúdo Paulo Cuenca, com o intuito de exemplificar o formato correto de utilizar a criação de conteúdo de forma estratégica, através da observação e discussão acerca das postagens realizadas em seu perfil @paulocuenca em 2022. A análise demonstrou que as táticas de Cuenca foram essenciais para seu crescimento de marca, construção de uma comunidade digital e demonstraram como o Marketing de Conteúdo possui um papel primordial no posicionamento nas redes sociais e no aprofundamento do relacionamento marca - consumidor, tornando-se referência na área de produção de conteúdo.
Palavras-chave: Marketing
Redes sociais
Cuenca, Paulo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Dez-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PAES, Mylena Fernandes. O papel do marketing de conteúdo na construção de marca: o caso Paulo Cuenca. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPaes.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.