Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20610
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A utilização de técnicas da economia comportamental nas práticas de mercado digitais sob a perspectiva do sistema de proteção ao consumidor
Autor(es)/Inventor(es): Mello, João Lucas de Freitas Paschoalim de
Tutor: Frutuoso, Rafael Esteves
Resumen: A presente monografia tem como objetivo identificar o uso das técnicas de Economia Comportamental nas práticas de mercado digitais, a fim de analisá-las com base no sistema de proteção ao consumidor. A metodologia a ser utilizada nesta monografia é a revisão teórico-bibliográfica, por meio da consulta a materiais digitais nas áreas de Direito do Consumidor, com ênfase no consumo e publicidade digitais; da Economia Comportamental, principalmente no recorte aplicável ao estudo do consumidor; e da publicidade comportamental, sua contextualização e desdobramentos. Em um primeiro momento, será introduzido um panorama geral sobre publicidade direcionada e consumo digitais, a partir das legislações pertinentes e contextualização necessária. Posteriormente, a Economia Comportamental será apresentada, com ênfase nos estudos aplicáveis ao consumo e, em seguida, se analisará a tomada de decisão do consumidor, com consequente caracterização da vulnerabilidade cognitiva. Após, será exposta a relação entre Economia Comportamental e publicidade comportamental, principalmente pela apresentação dos nudges de consumo. Por fim, o trabalho utilizará o aspecto argumentativo dedutivo para analisar a vulnerabilidade constatada pela utilização das técnicas de Economia Comportamental, no atual cenário da publicidade comportamental. A análise será realizada sob a perspectiva do sistema de proteção ao consumidor, principalmente à vulnerabilidade dos consumidores, com consequente proposta de aprofundamento à legislação.
Materia: Direito do consumidor
Vulnerabilidade do consumidor
Economia comportamental
Publicidade comportamental
Nudges de consumo
Consumer law
Consumer vulnerability
Behavioral economics
Behavioral advertising
Nudge marketing
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MELLO, João Lucas de Freitas Paschoalim de. A utilização de técnicas da economia comportamental nas práticas de mercado digitais sob a perspectiva do sistema de proteção ao consumidor. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JLFPMello.pdf818.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.