Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22213
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A legitimidade sui generis das confederações sindicais e entidades de classe nas ações de controle abstrato de constitucionalidade
Autor(es)/Inventor(es): Marins, Rafael Clemente
Tutor: Silva, Carolina Machado Cyrillo da
Resumen: A presente monografia tem como principal objetivo analisar, sob o panorama teleológico da supremacia da constituição, a discricionariedade da admissibilidade dos legitimados para a propositura das ações do controle concentrado de constitucionalidade por parte das decisões do Supremo Tribunal Federal ao longo da história. Para tanto, o trabalho aborda, de forma primária, o fenômeno do neoconstitucionalismo e o incremento de poder por meio do judiciário. Esse ramo do poder, inicialmente concebido como o mais fraco, agigantou-se, sendo o responsável hoje por manter a estabilidade do Estado Democrático de Direito. Contudo, sem a devida hermenêutica e freios e contrapesos, é impossível fugir o ativismo judicial. Dessa forma, em uma constituição lastreada em princípios, o controle de constitucionalidade no Brasil tronou-se alvo de decisões políticas, como no tocante ao próprio critério de admissibilidade para sua propositura. Dessa forma, busca-se a difícil tarefa de analisar tais requisitos à luz da hermenêutica constitucional, traçando-se padrões que garantem a estabilidade jurídica de nosso ordenamento. Em digressão, analisou-se a história do controle concentrado de constitucionalidade, seus panoramas atuais e principalmente as ações propostas pelas Entidades de Classe e Confederações Sindicais.
Materia: Direito
Trabalho
Constitucional
Processo
Controle de Constitucionalidade
Ativismo Judicial
Law
Work
Constitutional
Process
Control of Constitutionality
Judicial activism
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MARINS, Rafael Clemente. A legitimidade sui generis das confederações sindicais e entidades de classe nas ações de controle abstrato de constitucionalidade. 2022. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RCMarins.pdf743.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.