Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22423
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Concepção de embriões criogênicos homólogos post mortem – prazo para sucessão
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira Júnior, Wagner de
Orientador: Konder, Cíntia Muniz de Souza
Resumo: A possibilidade de concepção póstuma é uma realidade da vida moderna. Essa concepção pode se utilizar tanto de gametas congelados como do próprio material genético já fecundado, ou seja, do embrião criogênico. Nesse trabalho, o enfoque será na concepção póstuma por embrião criogênico, apesar de os efeitos jurídicos serem semelhantes independente de qual seja a fonte do material genético utilizado na concepção. Nesse tipo de reprodução assistida controvérsias jurídicas podem surgir pois a lei vigente não cuidou de prever tais situações, antes sequer imaginadas. A doutrina enfrenta a tese da sucessão do filho póstumo cuidando de observar o direito dos coerdeiros, do cônjuge supérstite e de terceiros envolvidos. Alguns autores rejeitam a legitimidade sucessória do filho póstumo já que não há expressa previsão legal. Outros defendem que além de haver meios de garantir a sucessão legítima póstuma, que esta deve ser mitigada por um prazo, a fim de preservar a segurança jurídica. Cada autor usa uma tese argumentativa e um instituto jurídico pertinente para dar aplicabilidade prática a essa sucessão, estipulando um prazo para que a concepção ocorra. Assim, objetiva-se neste trabalho estipular qual o melhor prazo dentre os possíveis para a sucessão post mortem.
Palavras-chave: Embrião criogênico
Concepção
Sucessão
Legitimidade
Prazo
Cryogenic embryo
Conception
Succession
Legitimacy
Deadline
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, Wagner de. Concepção de embriões criogênicos homólogos post mortem – prazo para sucessão. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WOliveiraJunior.pdf351.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.