Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22581
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carelli, Rodrigo de Lacerda | - |
dc.contributor.author | Vasconcellos, Anna Luisa Lotti | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-19T20:19:09Z | - |
dc.date.available | 2024-03-21T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELLOS, Anna Luisa Lotti. As controvérsias do trabalho controlado por plataformas digitais: o caso UBER e a Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22581 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direito do Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Plataformas Digitais | pt_BR |
dc.subject | Motoristas | pt_BR |
dc.subject | Uber | pt_BR |
dc.subject | Relação de emprego | pt_BR |
dc.subject | Judiciário | pt_BR |
dc.title | As controvérsias do trabalho controlado por plataformas digitais: o caso UBER e a Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6162675542648709 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carelli, Bianca Neves Bomfim | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7837614854062364 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Eneida Maria dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330487236471924 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo questionar as características e as consequentes controvérsias da liberdade e da autonomia prometidas pelo trabalho controlado por plataformas digitais. Essas inovações tecnológicas têm impactado as relações de trabalho, gerando discussões acerca dos direitos e da classificação dos trabalhadores que trabalham por meio dessas tecnologias. Nesse contexto, o foco do trabalho é o estudo das plataformas de transporte individual de passageiros, com destaque para a empresa Uber desde a sua entrada no país até os recentes entraves judiciais quanto à classificação desses motoristas na legislação trabalhista, na Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro. Para isso, foram analisados artigos, doutrinas, leis e, por último, decisões judiciais com o intuito de verificar quais interpretações estão sendo dadas por juízes e desembargadores do TRT da 1ª Região a essa relação entre a Uber e seus motoristas, ou seja, se ela cumpre ou não os requisitos dos artigos 2º e 3º da Consolidação das Leis de Trabalho para a caracterização do vínculo de emprego. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALLVasconcellos-min.pdf | 437.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.