Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22778
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A (in)aplicabilidade do homicídio privilegiado em conjunto com a qualificadora do feminicídio e a revitalização dos "crimes passionais" no discurso jurídico
Autor(es)/Inventor(es): Iglesias, Júlia Machado
Tutor: Mérida, Cristiane Brandão Augusto
Resumen: Tendo como objetivo a investigação das práticas institucionais do Sistema de Justiça Criminal no acesso à justiça para mulheres vítimas da violência letal de gênero, este trabalho centra-se na discussão acerca da possibilidade de cumulação do homicídio privilegiado – em sua modalidade da “violenta emoção” – com a qualificadora do feminicídio. Para se chegar ao cerne da questão, discute-se os papéis sociais de gênero e suas implicações no Direito Penal, a partir da criação da categoria dos “crimes passionais” e da utilização dos institutos da legítima defesa e da violenta emoção na defesa criminal de homens acusados de homicídios contra mulheres. Tratando da aplicabilidade da privilegiadora do homicídio com a qualificadora do feminicídio, a partir da entrada em vigor da Lei 13.104/2015, a pesquisa debruça-se sobre o debate acerca da natureza jurídica da qualificadora do feminicídio, a partir de posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais dos Tribunais estaduais brasileiros e do Superior Tribunal de Justiça, a fim de observar as permanências patriarcais no discurso jurídico.
Materia: Feminicídio
Acesso à justiça
Violência de gênero
Homicídio privilegiado
Violenta emoção
Crimes passionais
Feminicide
Accessing justice
Gender violence
Privileged homocide;
Violent emotion
Crimes of passion
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : IGLESIAS, Júlia Machado. A (in)aplicabilidade do homicídio privilegiado em conjunto com a qualificadora do feminicídio e a revitalização dos "crimes passionais" no discurso jurídico. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JMIglesias-min.pdf337.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.