Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22934
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Reconhecimento de decisões estrangeiras sobre matéria sucessória no Direito Internacional Privado brasileiro: uma análise da relativização da competência exclusiva dos tribunais brasileiros pelo Superior Tribunal de Justiça
Autor(es)/Inventor(es): Tavares, Eduarda Assis dos Santos
Orientador: Pereira, Marcos Vinícius Torres
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o atual posicionamento do Superior Tribunal de Justiça, no âmbito do Direito Internacional Privado, frente ao reconhecimento de decisões estrangeiras sobre matéria sucessória. A despeito da exclusividade do foro sucessório brasileiro quanto à confirmação de testamento particular e ao inventário e à partilha de bens situados no Brasil, conforme estabelecido pelo inciso II do artigo 23 do Código de Processo Civil, o STJ tem reconhecido decisões estrangeiras que estariam sob a “competência exclusiva” (leia-se jurisdição exclusiva) dos tribunais brasileiros. Dessa forma, a jurisprudência atual tem valorizado a autonomia privada e, assim, flexibilizado a regra estabelecida pelo diploma processual brasileiro, posicionando-se favoravelmente à homologação de decisões estrangeiras que versem sobre bens situados no Brasil. Isso ocorre nos casos em que há concordância entre as partes, seja devido à existência de um único herdeiro (herdeiro universal), o que acarretaria em um desfecho análogo no território brasileiro, ou porque a decisão é fundamentada em um ato de última vontade do de cujus e os herdeiros estão de acordo com tal determinação.
Palavras-chave: Reconhecimento de Decisões Estrangeiras
Sucessão Internacional
Superior Tribunal de Justiça
Jurisdição Exclusiva
Autonomia da Vontade
Relativização
Recognition of Foreign Decisions
International Succession
Superior Court of Justice
Exclusive Jurisdiction
Autonomy of Will
Relativization
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TAVARES, Eduarda Assis dos Santos. Reconhecimento de decisões estrangeiras sobre matéria sucessória no Direito Internacional Privado brasileiro: uma análise da relativização da competência exclusiva dos tribunais brasileiros pelo Superior Tribunal de Justiça. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EASTavares-min.pdf509.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.