Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2319
Tipo: Patente
Título: Processo de produção de asparaginase pela bactéria Zymomonas mobilis e uso do caldo fermentativo e/ou da enzima purificada no tratamento de doenças
Depositante/Titular: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Pinto, José Carlos Costa da Silva
Alves, Tito Livio Moitinho
Abud, Ana Karla de Souza
Resumo: A presente invenção refere-se ao processo de obtenção da enzima L-asparaginase II pela bactéria Zymomonas mobilis. O processo de produção consiste no crescimento da bactéria em um meio fermentativo, com diferentes fontes de carbono e de nitrogênio. Utilizando-se o substrato L-asparagina como fonte de nitrogênio, observa-se a produção enzima asparaginase a partir da formação do aspartato e da liberação de amônia. Experimentos realizados em meio sintético sem asparagina e em meio contendo apenas glicose extrato de levedura também resultaram na formação da enzima, mostrando que a mesma é constitutiva e que pode ser produzida em diferentes meios e condições de fermentação. Além disso, devido aos efeitos colaterais relacionados às asparaginases comerciais, a formação de asparaginase a partir da bactéria Zymomonas mobilis, mesmo com uma produtividade menor, tem a vantagem de que o caldo fermentativo deste microrganismo já é utilizado no tratamento de doenças.
Palavras-chave: Asparaginase
Cancer
Bioquímica
Tratamento
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Data de depósito: 10-Nov-2004
Data de publicação: 20-Jun-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Número de Patente: PI 0404952-7 A2
Aparece nas coleções:Patentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PI_04049527A.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.