Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23269
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Relativização da coisa julgada em razão da declaração de constitucionalidade em processos tributários
Autor(es)/Inventor(es): Burlamaqui, Bernardo Cruz
Orientador: Silva, Hendrick Pinheiro da
Resumo: O presente trabalho apresenta a questão da relativização da coisa julgada em razão da declaração de constitucionalidade em processos tributários. O objetivo é analisar as questões jurídico-processuais acerca das hipóteses de quebra do instituto jurídico da coisa julgada fundamental para a manutenção de um ordenamento uniforme, em lides tributárias neste caso, quando da análise dos Temas 881 e 885 do Supremo Tribunal Federal. Para alcançá-lo, primeiramente, fora dessecado o princípio da segurança jurídica e sua relação com o instituto da coisa julgada, bem como fora exposto o conceito bifurcado de controle de constitucionalidade e sua eficácia e, por fim, chega-se à análise da relativização da coisa julgada em matéria tributária, analisando a decisão que dispôs sobre a constitucionalidade da cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), meios de desconstituição do referido instituto e a eficácia prospectiva desta decisão. Deste modo, concluiu-se que relativizar este instituto, fundamental para a manutenção de um ordenamento uno, possui caráter excepcional e específico, especialmente em lides tributárias, a fim de que seja possível a garantia de direitos fundamentais dos contribuintes, tais como a isonomia, livre concorrência e capacidade contributiva.
Palavras-chave: Segurança Jurídica
Controle de Constitucionalidade
Livre Concorrência
Unidade de Ordenamento Jurídico
Tema 881 e 885 STF
Legal Certainty
Constitucionality Control
Free Competition
Unity of the Legal System
Federal Supreme Court's Theme 881 and 885
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BURLAMAQUI, Bernardo Cruz. Relativização da coisa julgada em razão da declaração de constitucionalidade em processos tributários. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BCBurlamaqui-min.pdf12.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.