Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23569
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | As políticas educacionais para a população em situação de itinerância: limites e perspectivas |
Author(s)/Inventor(s): | Lira, Beatriz Pavão de |
Advisor: | Amaral, Daniela Patti do |
Abstract: | O direito e acesso à educação pública e de qualidade é direito de todo e qualquer cidadão brasileiro. Neste presente artigo buscou-se levantar as políticas educacionais, leis, secretarias e todos os entes federativos responsáveis por garantir e promover educação de qualidade a população em situação itinerante. Foram feitas análises em materiais como artigos científicos, leis, livros, sites e entrevistas para respaldar todos os dados e informações apresentadas na construção desse texto. O atendimento aos alunos em situação de itinerância, como é formada essa população e o que o Ministério da Educação define sobre direitos e deveres para esse alunado também foi analisado e considerado durante a construção do artigo. Além disso, nosso objetivo também focou em entender como crianças e adolescentes circenses estão inseridos no ambiente escolar, quais os desafios para o atendimento e os limites que impossibilitam o avanço das garantias de atendimento a essa população. |
Keywords: | Educação Educação escolar pública Circo Estudo e ensino |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BPLira.pdf | 246.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.