Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23881
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Verificação do efeito da informação de pasteurização na aceitação e intenção de compra de açaí pronto para consumo
Autor(es)/Inventor(es): Portela, Jéssica Barbosa
Mello, Lívia Silva Simões
Silva, Tábata Figueiredo da
Tutor: Melo, Lauro Luís Martins Medeiros de
Tutor : Pereira, Karen Signori
Resumen: O Brasil é o maior produtor de açaí do mundo, com destaque para o Estado do Pará. Além do mercado local na Região Amazônica do país, o produto também conquistou outras regiões do mercado nacional e internacional, devido às suas propriedades nutricionais e funcionais. Entretanto, o açaí é muito perecível, graças à sua natureza susceptível a ação microbiana e as suas características químicas e enzimáticas. Adicionalmente, evidências vêm apontando o açaí como veículo de transmissão oral da Doença de Chagas Aguda (DCA) na região Norte do País. A pasteurização é um processamento térmico importante na indústria de alimentos, pois contribui para um alimento seguro, do ponto de vista microbiológico. Entretanto, o calor pode afetar características sensoriais importantes como a cor e o sabor e diminuir a aceitação do açaí. Por outro lado, informações sobre o produto podem interferir na escolha dos consumidores e na sua intenção de compra. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar se a informação de pasteurização do açaí pronto para consumo modifica a aceitação e a intenção de compra dos consumidores. O estudo foi realizado a partir da análise sensorial de duas marcas comerciais de açaí pronto para consumo, uma pasteurizada e outra não pasteurizada. Foram realizados testes afetivos de aceitação com as amostras, utilizando-se a escala hedônica estruturada de nove pontos (1 = desgostei muitíssimo a 9 = gostei muitíssimo). Além disso, foram avaliadas a frequência de consumo, e a intenção de compra dos consumidores através da escala estruturada de cinco pontos (1 = certamente não compraria a 5 = certamente compraria). Para verificar se os avaliadores tinham a correta interpretação do conceito de pasteurização, fichas fazendo este questionamento foram entregues e respondidas. Foi possível comprovar que a informação de pasteurização, dada aos avaliadores, aumentou (p<0,05) a aceitação da amostra pasteurizada (7,5a), que inicialmente sem a informação não foi tão bem aceita (6,2b) quanto à amostra não pasteurizada (7,8a) (p<0,05). Apesar disso a informação de não pasteurização não influenciou na aceitação da amostra não pasteurizada (7,8a), que continuou sendo bem aceita (p>0,05) pelos avaliadores (7,8a). Estes resultados reforçam a importância do efeito da informação sobre a aceitação do açaí e intenção de compra dos consumidores.
Materia: Açaí
Análise sensorial
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::ALIMENTOS
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PORTELA, Jéssica Barbosa; MELLO, Lívia Silva Simões; SILVA, Tábata Figueiredo da. Verificação do efeito da informação de pasteurização na aceitação e intenção de compra de açaí pronto para consumo. 2014. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Engenharia de Alimentos

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