Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23881
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Verificação do efeito da informação de pasteurização na aceitação e intenção de compra de açaí pronto para consumo
Autor(es)/Inventor(es): Portela, Jéssica Barbosa
Mello, Lívia Silva Simões
Silva, Tábata Figueiredo da
Orientador: Melo, Lauro Luís Martins Medeiros de
Coorientador: Pereira, Karen Signori
Resumo: O Brasil é o maior produtor de açaí do mundo, com destaque para o Estado do Pará. Além do mercado local na Região Amazônica do país, o produto também conquistou outras regiões do mercado nacional e internacional, devido às suas propriedades nutricionais e funcionais. Entretanto, o açaí é muito perecível, graças à sua natureza susceptível a ação microbiana e as suas características químicas e enzimáticas. Adicionalmente, evidências vêm apontando o açaí como veículo de transmissão oral da Doença de Chagas Aguda (DCA) na região Norte do País. A pasteurização é um processamento térmico importante na indústria de alimentos, pois contribui para um alimento seguro, do ponto de vista microbiológico. Entretanto, o calor pode afetar características sensoriais importantes como a cor e o sabor e diminuir a aceitação do açaí. Por outro lado, informações sobre o produto podem interferir na escolha dos consumidores e na sua intenção de compra. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar se a informação de pasteurização do açaí pronto para consumo modifica a aceitação e a intenção de compra dos consumidores. O estudo foi realizado a partir da análise sensorial de duas marcas comerciais de açaí pronto para consumo, uma pasteurizada e outra não pasteurizada. Foram realizados testes afetivos de aceitação com as amostras, utilizando-se a escala hedônica estruturada de nove pontos (1 = desgostei muitíssimo a 9 = gostei muitíssimo). Além disso, foram avaliadas a frequência de consumo, e a intenção de compra dos consumidores através da escala estruturada de cinco pontos (1 = certamente não compraria a 5 = certamente compraria). Para verificar se os avaliadores tinham a correta interpretação do conceito de pasteurização, fichas fazendo este questionamento foram entregues e respondidas. Foi possível comprovar que a informação de pasteurização, dada aos avaliadores, aumentou (p<0,05) a aceitação da amostra pasteurizada (7,5a), que inicialmente sem a informação não foi tão bem aceita (6,2b) quanto à amostra não pasteurizada (7,8a) (p<0,05). Apesar disso a informação de não pasteurização não influenciou na aceitação da amostra não pasteurizada (7,8a), que continuou sendo bem aceita (p>0,05) pelos avaliadores (7,8a). Estes resultados reforçam a importância do efeito da informação sobre a aceitação do açaí e intenção de compra dos consumidores.
Palavras-chave: Açaí
Análise sensorial
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::ALIMENTOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PORTELA, Jéssica Barbosa; MELLO, Lívia Silva Simões; SILVA, Tábata Figueiredo da. Verificação do efeito da informação de pasteurização na aceitação e intenção de compra de açaí pronto para consumo. 2014. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBPortela.pdf678.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.