Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23956
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O fenômeno dos influenciadores virtuais: estudo de caso da “Lu” do “Magalu”
Author(s)/Inventor(s): Faglioni, Matheus Dias
Advisor: Carneiro, Mario Rubens
Abstract: Este estudo buscou analisar os influenciadores virtuais, personagens criados por computação gráfica que simulam o comportamento de influenciadores digitais humanos. A abordagem foi qualitativa, visando avaliar o desempenho e a recepção de um influenciador virtual. Devido ao caráter inovador do tema, foi realizado um estudo de caso exploratório com foco na campanha de carnaval da personagem Lu, embaixadora da marca Magazine Luiza, no Instagram. Esta personagem foi selecionada devido ao seu sucesso como influenciadora virtual, sendo a mais antiga do mundo e com o maior número de seguidores no Instagram. Metodologias complementares como a análise de dados e a pesquisa documental forneceram informações quantitativas sobre a performance da personagem e campanha. As hipóteses da pesquisa foram comparadas com a literatura existente em campos como marketing de influência, marketing digital, publicidade, psicologia e robótica. O estudo evidenciou algumas estratégias da campanha, como a colaboração com outros influenciadores para aumentar a credibilidade e autenticidade da influenciadora virtual. Além disso, os comentários do público sobre a aparência da influenciadora virtual revelaram a curiosidade que ela induz, além de levantar questões relacionadas à robótica e à psicologia.
Keywords: Marketing digital
Influenciadores virtuais
Marcas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FAGLIONI, Matheus Dias. O fenômeno dos influenciadores virtuais: estudo de caso da “Lu” do “Magalu”. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFaglioni.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.