Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24027
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Modelagem atomística de líquidos iônicos de interesse na indústria de alimentos
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Guilherme Carneiro Queiroz da
Orientador: Abreu, Charlles Rubber de Almeida
Coorientador: Cardozo, Thiago Messias
Resumo: É notável o crescente interesse em hábitos alimentares mais saudáveis. Essa tendência se traduz em maior demanda de alimentos que possuam alguma propriedade benéfica ao organismo como os chamados alimentos funcionais. Uma classe desses produtos são aqueles ricos em antioxidantes como o resveratrol. A necessidade de se extrair tais compostos de matrizes complexas, leva ao interesse na utilização dos líquidos iônicos para essa tarefa devido às propriedades únicas desses solventes. Simulações atomísticas dessas substâncias são bastante utilizadas devido à sua capacidade de correlacionar propriedades de interesse, como a solubilidade, com aspectos estruturais do sistema. Esse trabalho objetivou dois pontos. Primeiramente, desejou-se dar início a uma análise da possibilidade da maior utilização de cálculos ab initio na parametrização dos campos de força utilizados em cálculos de simulação molecular. Utilizando-se o pacote GAMESS, obteve-se as constantes de força de estiramento de ligação e de deformação angular para três espécies químicas: metanol, o cátion etil-metil-imidazólio e o ânion glicinato. Para o metanol, os resultados obtidos não desviaram muito dos valores de referência. Contudo, para as outras duas moléculas, desvios maiores foram observados que podem representar. O segundo objetivo dessa monografia foi o de investigar por simulação molecular a solubilidade do trans-resveratrol em três líquidos iônicos: hexafluorofosfato de butil-metil-imidazólio, metil-sulfato de tributil-metil-fosfônio e glicinato de etil-metil-imidazólio. Para tanto, simulações de dinâmica molecular foram realizadas para calcular a energia livre de solvatação do polifenol nos líquidos iônicos. Os sistemas foram simulados em ensemble isotérmico-isobárico a 298K e 1 atm utilizando-se o pacote LAMMPS e a metodologia MBAR acoplada ao potencial Softcore para o cálculo das energias livre. Correlacionou-se esse cálculo com algumas funções de distribuição radial dos sistemas e observou-se que o líquido iônico contendo o ânion glicinato era o que mais estabilizava o soluto no meio.
Palavras-chave: Alimentos funcionais
Simulações atomísticas
Líquidos iônicos
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::ALIMENTOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Guilherme Carneiro Queiroz da. Modelagem atomística de líquidos iônicos de interesse na indústria de alimentos. 2015. 79 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCQSilva.pdf917.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.