Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24206
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aproveitamento de amido de mandioca para aplicações industriais: caso bioplásticos
Autor(es)/Inventor(es): Simões, Diego do Carmo
Orientador: Ribeiro, Bernardo Dias
Coorientador: Alves, Flávia Chaves
Resumo: A questão ambiental é tema de intensa discussão no cenário mundial, nas últimas décadas, redefinindo a maneira pela qual as organizações vêm conduzindo seus modelos de organização social e seus processos de modernização para a busca do progresso, definindo conceitos como desenvolvimento sustentável e química verde. Do qual, vêm explorando a ideia do melhoramento dos existentes ou do desenvolvimento de novos produtos e processos químicos, de modo a torná-los menos perigosos, para a saúde humana e para o ambiente. Dentro da linha verde e sustentável, o desenvolvimento de novos tipos de materiais para a substituição de plásticos originários do petróleo tem sido bastante incentivado, onde esses materiais podem ser biopolímero e outros. Dentre estes materiais destaca-se o amido que vêm sendo utilizado como matéria-prima para diversos segmentos industriais, com crescente aumento de interesse no desenvolvimento de materiais termoplásticos devido a sua matriz polimérica amorfa e homogênea que pode ser obtido pelos processos de gelatinização, em que o amido é submetido a condições de aumento de temperatura, cisalhamento e pressão. O amido pode ser encontrado em diversas fontes, como batata, milho, mandioca e outros. Devido às facilidades de adaptação a diversas condições climáticas, a mandioca vem conquistando espaço em vários países do mundo. O Brasil continua entre os principais países produtores de mandioca e ocupa a 4ª colocação no ranking mundial. Sendo assim a industrialização da mandioca como fonte de amido para matéria-prima é uma boa alternativa, proporcionando a geração de empregos e um retorno financeiro para a atividade agroindustrial. Portanto, o objetivo deste trabalho é aproveitamento do amido de mandioca para aplicações industriais para o caso de Bioplásticos. Neste trabalho, foi realizado um estudo de viabilidade tecnológica onde através de profunda pesquisa na literatura foi discutido o viés dos processos para obtenção de embalagens de espuma de amido de mandioca através de termoprensagem que vêm sendo estudada pela sua praticidade e custo de produção, apresentando bons resultados e tornando-se uma nova tecnologia alternativa para os processos já existentes. Para complementar este trabalho, foi realizado um estudo de avaliação econômica do projeto definido na discussão tecnológica, onde através de parâmetros econômico foi analisada a viabilidade do projeto. Com isso, foi concluído que há viabilidade operacional e econômica, porém com alto risco do projeto devido a sensibilidade ao preço de venda do produto.
Palavras-chave: Amido
Biopolímeros
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SIMÕES, Diego do Carmo. Aproveitamento de amido de mandioca para aplicações industriais: caso bioplásticos. 2015. 98 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCSimões.pdf925.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.