Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24328
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Branding e inteligência artificial na publicidade de marca: estudo de caso do comercial “Gerações - 70 anos Volkswagen”
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Joana Rosa Muniz de
Tutor: Nogueira, Maria Alice de Faria
Resumen: Através da análise da percepção do consumidor quanto às propagandas publicitárias que, utilizando a Inteligência Artificial Generativa (IAG) trazem à vida ícones já falecidos, o presente trabalho buscou entender os impactos dessa aplicação para o branding das marcas. Com base nos conceitos de Branding (Aaker, 1995), Sociedade em Rede (Castells, 1999), Publicidade Data-driven (Nogueira, 2019) e deep fake, tal análise foi realizada utilizando como estudo de caso, a campanha publicitária “Gerações”, da marca Volkswagen, lançada em julho de 2023 com a cantora Elis Regina. Por meio de revisão teórica de livros, artigos, matérias e entrevistas individuais em profundidade, foram trazidas à luz questões sobre a aplicação da IAG na publicidade, tais como: limites legais e éticos para utilização da IA, a receptividade do público e do mercado publicitário para com o uso da imagem de pessoas falecidas e resultados gerados para a marca Volkswagen com esse comercial.
Materia: Publicidade
Branding
Percepção de marca
Inteligência artificial
Volkswagen
Mercado publicitário
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 16-jul-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ANDRADE, Joana Rosa Muniz de. Branding e inteligência artificial na publicidade de marca: estudo de caso do comercial "Gerações - 70 anos Volkswagen". 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_JAndrade-min.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.