Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24426
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A inconstitucionalidade dos dispositivos presentes nas legislações dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais que determinam a utilização de base de cálculo mista para o recolhimento do ICMS-ST
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Victor Hugo Russo
Tutor: Maneira, Eduardo
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo a análise acerca da inconstitucionalidade dos dispositivos presentes nas legislações dos estados do Sudeste brasileiro que determinam a adoção de base de cálculo mista para o recolhimento do ICMS em substituição tributária para frente, ora por pauta fiscal, ora por margem de valor agregado. Inicialmente, foram analisados os aspectos constitucionais da tributação, assim como os aspectos legais acerca da substituição tributária. Ademais, são analisadas as legislações dos Estados do Sudeste brasileiro que versam acerca da base de cálculo do ICMS em substituição tributária para frente. Por fim, foram analisados os dispositivos que determinam a base de cálculo mista à luz do art. 155, §2º, XII, “b”, da Constituição Federal, assim como do art. 8º da Lei Complementar nº 87/1996, e as suas violações aos princípios da Igualdade e da Segurança Jurídica, restando clara a inconstitucionalidade dos referidos dispositivos normativos.
Materia: ICMS-ST
Base de cálculo mista
Inconstitucionalidade
Pauta fiscal
Margem de valor agregado
Mixed calculation base
Unconstitutionality
Fiscal price list
Margin of value added
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MORAES, Victor Hugo Russo. A inconstitucionalidade dos dispositivos presentes nas legislações dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais que determinam a utilização de base de cálculo mista para o recolhimento do ICMS-ST. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VHRMoraes.pdf348.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.