Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24458
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Todas as Flores e a telenovela no streaming: uma análise da comunicação promocional da primeira novela original Globoplay
Author(s)/Inventor(s): Sousa, Jardel Magalhães de
Advisor: Rett, Lucimara
Abstract: A telenovela desempenha um papel formativo na sociedade brasileira desde o seu surgimento. Com a chegada do streaming, o consumo de conteúdo audiovisual tornou-se mais dinâmico, exigindo que essa narrativa se ajustasse a um novo formato de consumo. As estratégias de promoção precisaram ser adaptadas para atrair um público acostumado ao modelo televisivo tradicional. A partir de uma das chamadas promocionais da novela original Todas as Flores do Globoplay, esta monografia busca compreender a sua importância na motivação da transição do público da telenovela para o streaming. A pesquisa revisou a trajetória das telenovelas no Brasil e a influência das transformações tecnológicas e culturais, destacando o impacto das séries hollywoodianas e o papel da comunicação na transição para o streaming. O estudo aborda a publicidade expandida e a literacia midiática, analisando os sentidos circulantes dos comentários feitos pelos usuários nos canais online do Globoplay em relação à primeira chamada de divulgação da novela.
Keywords: Streaming
Publicidade expandida
Telenovela
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Jul-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUSA, Jardel Magalhães de. Todas as Flores e a telenovela no streaming: uma análise da comunicação promocional da primeira novela original Globoplay. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JSOUSA-min.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.