Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24482
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A ressignificação de pontos turísticos como locais de festa: análise do branding das marcas Parque Bondinho e SkyPark
Author(s)/Inventor(s): Gonçalves, Robertha Carolina Constantino Braga
Advisor: Lagoa, Maria Beatriz da Rocha
Abstract: A realização de festas em pontos turísticos é um fenômeno de impacto cultural e econômico, capaz de atribuir diferentes usos para o espaço, ressignificando-o simbolicamente. Para comunicar os novos significados e divulgar os eventos, faz-se necessária a atuação de uma marca. Nesse sentido, o presente trabalho analisa o branding das marcas Parque Bondinho Pão de Açúcar e SkyPark Morro da Urca, uma responsável pela administração total do ponto turístico e a outra encarregada da organização das festas noturnas. O principal objetivo é identificar os papéis que a SkyPark desempenha nesse processo ressignificador. A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa e consiste em levantamentos bibliográficos feitos em sites e livros, além de um estudo de casos múltiplos que envolve entrevistas e coleta de materiais sobre os quais se aplica a análise de conteúdo. Os resultados mostram que a identidade e o posicionamento da SkyPark são cruciais para ressignificar o Morro da Urca enquanto local de festa.
Keywords: Festas
Eventos
Pontos turísticos
Branding
Comunicação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Jul-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GONÇALVES, Robertha Carolina Constantino Braga. A ressignificação de pontos turísticos como locais de festa: análise do branding das marcas Parque Bondinho e SkyPark. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RoberthaGonçalves-min.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.