Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24482
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A ressignificação de pontos turísticos como locais de festa: análise do branding das marcas Parque Bondinho e SkyPark
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, Robertha Carolina Constantino Braga
Orientador: Lagoa, Maria Beatriz da Rocha
Resumo: A realização de festas em pontos turísticos é um fenômeno de impacto cultural e econômico, capaz de atribuir diferentes usos para o espaço, ressignificando-o simbolicamente. Para comunicar os novos significados e divulgar os eventos, faz-se necessária a atuação de uma marca. Nesse sentido, o presente trabalho analisa o branding das marcas Parque Bondinho Pão de Açúcar e SkyPark Morro da Urca, uma responsável pela administração total do ponto turístico e a outra encarregada da organização das festas noturnas. O principal objetivo é identificar os papéis que a SkyPark desempenha nesse processo ressignificador. A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa e consiste em levantamentos bibliográficos feitos em sites e livros, além de um estudo de casos múltiplos que envolve entrevistas e coleta de materiais sobre os quais se aplica a análise de conteúdo. Os resultados mostram que a identidade e o posicionamento da SkyPark são cruciais para ressignificar o Morro da Urca enquanto local de festa.
Palavras-chave: Festas
Eventos
Pontos turísticos
Branding
Comunicação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Jul-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GONÇALVES, Robertha Carolina Constantino Braga. A ressignificação de pontos turísticos como locais de festa: análise do branding das marcas Parque Bondinho e SkyPark. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RoberthaGonçalves-min.pdf2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.