Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2867
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A problemática da inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de física do ensino médio
Author(s)/Inventor(s): Martelli, Voltaire
Advisor: Barros, Susana de Souza
Co-advisor: Santos, Wilma Machado Soares
Abstract: O objetivo do presente trabalho é o ensino de física para os APDV, tendo como subproduto o aprendizado para a inclusão educacional. A psicologia educacional apoiada nos trabalhos de Vygostky fortalece a ação para a inclusão e serve como suporte norteador para a continuidade, permitindo enfrentar dificuldades inerentes ao processo de inclusão. Materiais para experimentos em Física foram desenvolvidos o11 adaptados visando ao aprendizado sólido e construtivo, não somente dos APDV mas também poderá contribuir para a formação dos futuros professores. Este trabalho poderá contribuir para dimensionar de maneira mais adequada o currículo para os APDV, que deve ser diferenciado, a projeto do livro falado, atendimento nas outras disciplinas para compor a inclusão educacional e avaliação conveniente, evitando-se o paternalismo ou a cobrança equiparada aos que enxergam: devem ser respeitadas as diferenças. Considera-se da maior importância o uso de tecnologias facilitadoras na escola, como é o caso do sistema sintetizador de voz que permite a independência do APDV: DOSVOX e WEBVOX, desenvolvido pela equipe do NCE-UFRJ: sistemas conversacionais e interativos, disponíveis gratuitamente com apoio dos responsáveis pelo sistema.
Keywords: Deficiente visual
Ensino de física
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VMartelli.pdf3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.