Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6010
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O princípio da presunção de inocência como direito fundamental: uma análise às decisões do Supremo Tribunal Federal quanto à execução antecipada da pena
Autor(es)/Inventor(es): Alfradique, Juliana Cabral Geraldo
Tutor: Hora, Nilo César Martins Pompílio da
Resumen: Expõe o histórico, conceito e dimensões da presunção de inocência, a fim de embasar o subsequente estudo. O foco, entretanto, se perfaz na análise objetiva e imparcial aos entendimentos dos Ministros Supremo Tribunal Federal, por ocasião, principalmente, dos julgamentos dos Habeas Corpus nº 84.078-7/MG e 126.292/SP, os quais discorreram acerca da violação ou não ao princípio da presunção de inocência, quando da execução antecipada da pena. Haverá breve exposição das Ações Declaratórias de Constitucionalidade nº 43 e 44, as quais concederam eficácia erga omnes ao último entendimento do Habeas Corpus 126.292/SP, quando a liminar foi indeferida. Ainda, ficará demonstrada a volatilidade das decisões da Suprema Corte, bem como a presunção de inocência como direito fundamental, mediante análise aos argumentos trazidos pelos Ministros.
Materia: Processo penal
Prova criminal
Estudo de caso
Direito fundamental
Criminal proceedings
Case study
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALFRADIQUE, Juliana Cabral Geraldo. O princípio da presunção de inocência como direito fundamental: uma análise às decisões do Supremo Tribunal Federal quanto à execução antecipada da pena. 2018. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JCGAlfradique.pdf426.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.