Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6249
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A judicialização da saúde como promoção de micro-justiça: uma análise da visão ampliativa do direito à dignidade da pessoa humana e suas consequências para a concretização do direito à saúde
Autor(es)/Inventor(es): Campos, Rafaella Silveira
Tutor: Bolonha, Carlos Alberto Pereira das Neves
Resumen: A presente monografia pretende analisar a atuação do poder judiciário diante da questão da saúde e sua positivação. Assim, será feito um panorama histórico para melhor compreensão desse fenômeno e do movimento neoconstitucionalista. Posteriormente, será feita uma análise da base interpretativa do poder judiciário, identificando que esse concede o direito à saúde de forma ampliativa, com respaldo na dignidade da pessoa humana e mínimo existencial, evidenciando, suas consequências orçamentárias e institucionais. Por fim, será feita uma análise jurisprudencial da questão, bem como serão propostas tentativas de dirimir a atuação exacerbada do judiciário.
Materia: Neoconstitucionalismo
Direito à saúde
Judicialização
Políticas públicas
Neoconstitutionalist movement
Right to helth
Judicialization
Public policy
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CAMPOS, Rafaella Silveira. A judicialização da saúde como promoção de micro-justiça: uma análise da visão ampliativa do direito à dignidade da pessoa humana e suas consequências para a concretização do direito à saúde. 2017. 99 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RSCampos.pdf565.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.