Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/647
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O discurso de verdade na Wikipédia como ferramente de comunicação e marketing
Author(s)/Inventor(s): Silva, Michelle Modesto da Silva e
Advisor: Antoun, Henrique
Abstract: Apresenta um estudo sobre a apropriação da Wikipédia pelos profissionais de comunicação, especialmente na versão lusófona da enciclopédia livre. Articulando os conceitos de "verdade", “saber” e "poder" em Foucault, a análise se apoia no conceito de capitalismo cognitivo, nas particularidades do fenômeno de crowdsourcing, nas numerosas políticas que regem a comunidade wikipedista, em material jornalístico sobre as edições inapropriadas já realizadas e em alguns exemplos de artigos tendenciosos. Além da pesquisa bibliográfica, o trabalho também apresenta um mapeamento sobre como a proposta enciclopédica de sumarização dos discursos de verdade pela multidão pode funcionar como uma eficiente ferramenta de comunicação de marketing através da análise das táticas recomendadas e das táticas inadequadas – que, apesar de controversas, muitas vezes são utilizadas com êxito pelos profissionais de comunicação.
Keywords: Wikipédia
Crowdsourcing
Propaganda
Marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MODESTO, Michelle. O Discurso de Verdade na Wikipédia como ferramenta de comunicação de marketing. 2013. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSilva.pdf2,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.