Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/647
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O discurso de verdade na Wikipédia como ferramente de comunicação e marketing
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Michelle Modesto da Silva e
Tutor: Antoun, Henrique
Resumen: Apresenta um estudo sobre a apropriação da Wikipédia pelos profissionais de comunicação, especialmente na versão lusófona da enciclopédia livre. Articulando os conceitos de "verdade", “saber” e "poder" em Foucault, a análise se apoia no conceito de capitalismo cognitivo, nas particularidades do fenômeno de crowdsourcing, nas numerosas políticas que regem a comunidade wikipedista, em material jornalístico sobre as edições inapropriadas já realizadas e em alguns exemplos de artigos tendenciosos. Além da pesquisa bibliográfica, o trabalho também apresenta um mapeamento sobre como a proposta enciclopédica de sumarização dos discursos de verdade pela multidão pode funcionar como uma eficiente ferramenta de comunicação de marketing através da análise das táticas recomendadas e das táticas inadequadas – que, apesar de controversas, muitas vezes são utilizadas com êxito pelos profissionais de comunicação.
Materia: Wikipédia
Crowdsourcing
Propaganda
Marketing
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-dic-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MODESTO, Michelle. O Discurso de Verdade na Wikipédia como ferramenta de comunicação de marketing. 2013. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MSilva.pdf2.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.