Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/647
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O discurso de verdade na Wikipédia como ferramente de comunicação e marketing
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Michelle Modesto da Silva e
Orientador: Antoun, Henrique
Resumo: Apresenta um estudo sobre a apropriação da Wikipédia pelos profissionais de comunicação, especialmente na versão lusófona da enciclopédia livre. Articulando os conceitos de "verdade", “saber” e "poder" em Foucault, a análise se apoia no conceito de capitalismo cognitivo, nas particularidades do fenômeno de crowdsourcing, nas numerosas políticas que regem a comunidade wikipedista, em material jornalístico sobre as edições inapropriadas já realizadas e em alguns exemplos de artigos tendenciosos. Além da pesquisa bibliográfica, o trabalho também apresenta um mapeamento sobre como a proposta enciclopédica de sumarização dos discursos de verdade pela multidão pode funcionar como uma eficiente ferramenta de comunicação de marketing através da análise das táticas recomendadas e das táticas inadequadas – que, apesar de controversas, muitas vezes são utilizadas com êxito pelos profissionais de comunicação.
Palavras-chave: Wikipédia
Crowdsourcing
Propaganda
Marketing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MODESTO, Michelle. O Discurso de Verdade na Wikipédia como ferramenta de comunicação de marketing. 2013. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSilva.pdf2.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.