Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/664
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: De Donkey Kong a Mass Effect: como a narrativização transformou o mercado de videogames
Author(s)/Inventor(s): Machado, Bruno Santos Grandes
Advisor: Aragão Júnior, Octavio Carvalho
Abstract: Ao longo dos anos, os videogames passaram de simples pesquisas tecnológicas, à brinquedos exclusivamente infantis para então alcançar o posto de maior mercado de entretenimento do planeta. Mesmo que possuam um irrefutável valor econômico, os jogos eletrônicos ainda são alvo de análises equivocadas sobre as tentativas de ultrapassar a barreira da simples diversão. Além da clara influência das evoluções tecnológicas que possibilitaram esta transformação dos jogos, um dos principais motivos para o aprimoramento desta mídia nas últimas décadas foi a crescente importância do elemento narrativo dos videogames. Neste estudo, será feito uma análise das transformações narrativas dos videogames ao longo dos anos, culminando no modelo encontrado na série de jogos Mass Effect, no qual o jogador não é meramente um voyeur em uma história contada, mas uma peça chave de transformação da narrativa que lhe é apresentada.
Keywords: Videogame
Narrativa
Jogos
Entretenimento
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Dec-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACHADO, Bruno S. G. De Donkey Kong a Mass Effect: como a narrativização transformou o mercado de videogames. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/664
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