Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6779
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Do uso de ferramentas computacionais na facilitação do processo de ensino-aprendizagem de química |
Author(s)/Inventor(s): | Paiva, Thalita Stefano |
Advisor: | Michel, Ricardo Cunha |
Abstract: | O presente trabalho visa discutir as vantagens da utilização de ferramentas computacionais como recursos benéficos no processo de ensino-aprendizagem de Química, colaborando na superação de dificuldades inerentes ao processo, seja a falta de motivação dos alunos em participar da construção do seu conhecimento, ou ainda a barreira imposta pela abstração e peculiaridade da linguagem envolvida nos conteúdos de Química. Para melhor compreensão do contexto atual, ao longo do trabalho, apresenta-se breve histórico sobre as políticas públicas já desenvolvidas no Brasil relacionadas à Informática na Educação, além de redimensionar a nova função do professor nesse quadro, destacando que o sucesso da proposta está atrelado a um “novo olhar pedagógico”. Devido à diversidade de ferramentas englobadas pelo tema e a relevância das simulações como apoio pedagógico ao Ensino de Química, discorre-se sobre o assunto com ênfase em softwares simuladores. |
Keywords: | Ferramentas computacionais Ensino de química TIC |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 15-Dec-2014 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thalita Stefano Paiva.pdf | 448.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.