Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7941
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Família contemporânea: o cenário da socioafetividade e da multiparentalidade
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Marina Rodrigues
Orientador: Mendonça, Patrícia Esteves de
Resumo: A presente monografia objetiva efetuar análise acerca da alteração da natureza jurídica de família no Direito de Família contemporâneo, sustentando que a percepção de família constitui-se na existência de um vínculo afetivo e duradouro, gerando um âmbito de proteção e promoção de responsabilidade do Estado. A noção de socioafetividade surge como fator propulsor para a constituição de vínculos parentais. A função principal da família contemporânea, portanto, funda-se na ideia de afetividade. O tema é embasado em princípios norteadores do Direito de Família, os quais auxiliam na sustentação da multiparentalidade e que serão objeto de estudo no presente trabalho. Em seguida, há a avaliação dos critérios jurídico, biológico e afetivo de filiação, cabendo apreciação, pelo magistrado, diante do caso concreto, podendo ser reconhecidos ou não, concomitantemente. Diante deste impasse jurídico é que surge a possibilidade da multiparentalidade como a resolução mais adequada, visto que abrange todos os princípios estudados. Além disso, a multiparentalidade e suas possibilidades e efeitos, são avaliadas e ponderadas, neste estudo, como medida adequada, bem como os eventuais problemas enfrentados pelo instituto.
Palavras-chave: Família
Vínculo afetivo
Socioafetividade
Princípios
Multiparentalidade
Family
Affective bond
Socioaffectivity
Principles
Multiparenting
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GUIMARÃES, Marina Rodrigues. Família contemporânea: o cenário da socioafetividade e da multiparentalidade. 2017. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BROSilva.pdf353.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.