Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/794
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Gerolimich, Guilherme de Mello Paciello
Tutor: Burrowes, Patricia Cecilia
Resumen: Analisa os efeitos do recurso humorístico autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira, sobretudo na peça publicitária Donti Révi Caspa, do xampu anticaspa Head & Shoulders, da marca P&G. Essa peça conta com o celebrity endorsement do técnico de futebol Joel Santana, conhecido por ter dificuldades na pronúncia da língua inglesa. Joel, ao reconhecer suas próprias limitações no comercial, faz graça consigo mesmo, e gera um efeito cômico cujo poder persuasivo tende a ser ainda maior do que um anúncio com humor não-autodepreciativo. A análise é feita sobre esse poder de persuasão da autocrítica cômica na propaganda, e sobre os efeitos sentidos tanto pela marca anunciante quanto pelo público consumidor. A base teórica debruça-se sobre todas as três diferentes teorias do humor, a fim de correlacionar cada uma com o recurso autodepreciativo e seus efeitos na criação de empatia.
Materia: Comédia
Propaganda brasileira
Humor negro
Publicidade audiovisual
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-dic-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GEROLIMICH, Guilherme de Mello Paciello. O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GGEROLIMICH.pdf622.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.