Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/794
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Gerolimich, Guilherme de Mello Paciello
Orientador: Burrowes, Patricia Cecilia
Resumo: Analisa os efeitos do recurso humorístico autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira, sobretudo na peça publicitária Donti Révi Caspa, do xampu anticaspa Head & Shoulders, da marca P&G. Essa peça conta com o celebrity endorsement do técnico de futebol Joel Santana, conhecido por ter dificuldades na pronúncia da língua inglesa. Joel, ao reconhecer suas próprias limitações no comercial, faz graça consigo mesmo, e gera um efeito cômico cujo poder persuasivo tende a ser ainda maior do que um anúncio com humor não-autodepreciativo. A análise é feita sobre esse poder de persuasão da autocrítica cômica na propaganda, e sobre os efeitos sentidos tanto pela marca anunciante quanto pelo público consumidor. A base teórica debruça-se sobre todas as três diferentes teorias do humor, a fim de correlacionar cada uma com o recurso autodepreciativo e seus efeitos na criação de empatia.
Palavras-chave: Comédia
Propaganda brasileira
Humor negro
Publicidade audiovisual
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GEROLIMICH, Guilherme de Mello Paciello. O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GGEROLIMICH.pdf622.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.