Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8032
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Visita a uma academia de musculação.
Author(s)/Inventor(s): Detoni, Hugo dos Reis
Advisor: Moreira, Lígia F.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo ser uma eficaz ferramenta no ensino de Física para alunos de Ensino Médio; com foco específico na área de Mecânica; mais precisamente em polias e molas. Trata-se de uma proposta que pode ser implementada em escolas da rede pública ou privada de ensino, e que consiste na facilitação do aprendizado e assimilação de conceitos de Física que por muitas vezes permanecem mal esclarecidos, utilizando-se de um ambiente bem conhecido pela grande maioria dos alunos que estão na faixa etária relativa ao Ensino Médio. O primeiro passo deste trabalho será a abordagem em sala de aula dos temas a serem estudados da mesma forma que é feita atualmente pelos professores de ensino médio. Porém, deve ser dado um enfoque maior nos tópicos que serão de vital importância para o sucesso do trabalho. Exemplos do cotidiano podem ser utilizados para uma melhor visualização por parte dos alunos. Em seguida temos a proposta da visita a uma academia de musculação, onde os alunos poderão ver de perto os aparelhos envolvidos na pesquisa. Neste momento faz-se necessária a presença de um monitor que poderá auxiliar os alunos e sanar quaisquer dúvidas que eles possam ter ao fazerem suas análises. Outro fator importante é a segurança dos alunos. A turma precisaria ser dividida em pelo menos dois grupos para que não haja nenhum risco de acidentes, visto que é um local onde há anilhas e halteres pesados; e também para que todos tenham a oportunidade de interagir com o experimento. Por fim, os alunos serão submetidos a uma avaliação formaíiva para consolidar o conhecimento adquirido. Tal avaliação pode ter o formato de prova ou relatório realizado após a visita, em grupo ou individualmente, onde os alunos apresentarão seus dados coletados durante a prática, bem como seus resultados e suas considerações acerca dos mesmos. Cabe ao professor fixar as diretrizes para a realização de tal avaliação.
Keywords: Mecânica
Ensino de Física
Ensino Médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Department : Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 31-Jan-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/8032
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HRDetoni.pdf8,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.