Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8032
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Visita a uma academia de musculação
Autor(es)/Inventor(es): Detoni, Hugo dos Reis
Orientador: Moreira, Lígia de Farias
Resumo: Este trabalho tem como objetivo ser uma eficaz ferramenta no ensino de Física para alunos de Ensino Médio; com foco específico na área de Mecânica; mais precisamente em polias e molas. Trata-se de uma proposta que pode ser implementada em escolas da rede pública ou privada de ensino, e que consiste na facilitação do aprendizado e assimilação de conceitos de Física que por muitas vezes permanecem mal esclarecidos, utilizando-se de um ambiente bem conhecido pela grande maioria dos alunos que estão na faixa etária relativa ao Ensino Médio. O primeiro passo deste trabalho será a abordagem em sala de aula dos temas a serem estudados da mesma forma que é feita atualmente pelos professores de ensino médio. Porém, deve ser dado um enfoque maior nos tópicos que serão de vital importância para o sucesso do trabalho. Exemplos do cotidiano podem ser utilizados para uma melhor visualização por parte dos alunos. Em seguida temos a proposta da visita a uma academia de musculação, onde os alunos poderão ver de perto os aparelhos envolvidos na pesquisa. Neste momento faz-se necessária a presença de um monitor que poderá auxiliar os alunos e sanar quaisquer dúvidas que eles possam ter ao fazerem suas análises. Outro fator importante é a segurança dos alunos. A turma precisaria ser dividida em pelo menos dois grupos para que não haja nenhum risco de acidentes, visto que é um local onde há anilhas e halteres pesados; e também para que todos tenham a oportunidade de interagir com o experimento. Por fim, os alunos serão submetidos a uma avaliação formativa para consolidar o conhecimento adquirido. Tal avaliação pode ter o formato de prova ou relatório realizado após a visita, em grupo ou individualmente, onde os alunos apresentarão seus dados coletados durante a prática, bem como seus resultados e suas considerações acerca dos mesmos. Cabe ao professor fixar as diretrizes para a realização de tal avaliação.
Palavras-chave: Mecânica
Ensino de física
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HRDetoni.pdf8.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.