Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/8032
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Visita a uma academia de musculação |
Autor(es)/Inventor(es): | Detoni, Hugo dos Reis |
Tutor: | Moreira, Lígia de Farias |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo ser uma eficaz ferramenta no ensino de Física para alunos de Ensino Médio; com foco específico na área de Mecânica; mais precisamente em polias e molas. Trata-se de uma proposta que pode ser implementada em escolas da rede pública ou privada de ensino, e que consiste na facilitação do aprendizado e assimilação de conceitos de Física que por muitas vezes permanecem mal esclarecidos, utilizando-se de um ambiente bem conhecido pela grande maioria dos alunos que estão na faixa etária relativa ao Ensino Médio. O primeiro passo deste trabalho será a abordagem em sala de aula dos temas a serem estudados da mesma forma que é feita atualmente pelos professores de ensino médio. Porém, deve ser dado um enfoque maior nos tópicos que serão de vital importância para o sucesso do trabalho. Exemplos do cotidiano podem ser utilizados para uma melhor visualização por parte dos alunos. Em seguida temos a proposta da visita a uma academia de musculação, onde os alunos poderão ver de perto os aparelhos envolvidos na pesquisa. Neste momento faz-se necessária a presença de um monitor que poderá auxiliar os alunos e sanar quaisquer dúvidas que eles possam ter ao fazerem suas análises. Outro fator importante é a segurança dos alunos. A turma precisaria ser dividida em pelo menos dois grupos para que não haja nenhum risco de acidentes, visto que é um local onde há anilhas e halteres pesados; e também para que todos tenham a oportunidade de interagir com o experimento. Por fim, os alunos serão submetidos a uma avaliação formativa para consolidar o conhecimento adquirido. Tal avaliação pode ter o formato de prova ou relatório realizado após a visita, em grupo ou individualmente, onde os alunos apresentarão seus dados coletados durante a prática, bem como seus resultados e suas considerações acerca dos mesmos. Cabe ao professor fixar as diretrizes para a realização de tal avaliação. |
Materia: | Mecânica Ensino de física Ensino médio |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2012 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
HRDetoni.pdf | 8.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.