Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/820
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Patrocínio o enredo do meu samba: o caso do carnaval 2013
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Victor Mey
Orientador: Strozenberg, Ilana
Resumo: Estuda a influência cultural dos patrocínios de empresas em uma das maiores manifestações populares do Brasil, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, por meio do desenvolvimento de enredos patrocinados. A pesquisa tem como estudo de caso o carnaval 2013, marcado pela massiva adesão das agremiações a temas patrocinados e que por este motivo foi uma das grandes pautas no debate político das eleições para a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro no ano anterior. A análise busca entender em que medida esse fenômeno interfere nas características e compromete o caráter dos desfiles das escolas de samba como manifestação da cultura popular. Para isso, analisa o debate confrontando a perspectiva de seus diferentes interlocutores: intelectuais, políticos e integrantes das escolas de samba.
Palavras-chave: Carnaval
Cultura popular
Patrocínio
Escola de samba
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Victor Mey. Patrocínio o enredo do meu samba: o caso do carnaval 2013. 2015. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VOLIVEIRA.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.