Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8210
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Proposta para ensino experimental de Hidrostática
Autor(es)/Inventor(es): Pimenta, Gladston Francisco Paolucci
Tutor: Sousa, João José Fernandes de
Resumen: Neste trabalho desenvolvemos uma proposta de apresentação do conteúdo de Hidrostática para o ensino médio. A proposta tem por base a utilização de experimentos acompanhados de roteiros programados, criados levando-se em consideração a interação do aluno com o experimento, calcado na construção do conhecimento de forma gradativa, onde a interação entre o aluno e o experimento apoia-se no conhecimento prévio adquirido nas observações anteriores. Os textos fora meticulosamente preparado para tal, propiciando uma interação dinâmica do aluno com o experimento. O presente trabalho apresenta um planejamento do curso de Hidrostática, incluindo os objetivos a serem alcançados em cada conteúdo conceituai. Dentro do conteúdo de Hidrostática, o tema Força de Empuxo foi selecionado para um maior detalhamento. Para este tema, é apresentado um plano de aula detalhado. Os experimentos a serem utilizados neste tema foram criados pelo autor, assim como os respectivos roteiros programados. São experimentos de simples construção, que podem ser reproduzidos nas escolas ou adquiridos no mercado.
Materia: Propulsão
Hidrostática
Peso e medidas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PIMENTA, Gladston Francisco Paolucci. Proposta para ensino experimental de Hidrostática. 2007. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GFPPimenta.pdf7.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.