Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8210
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Proposta para ensino experimental de Hidrostática
Autor(es)/Inventor(es): Pimenta, Gladston Francisco Paolucci
Orientador: Sousa, João José Fernandes de
Resumo: Neste trabalho desenvolvemos uma proposta de apresentação do conteúdo de Hidrostática para o ensino médio. A proposta tem por base a utilização de experimentos acompanhados de roteiros programados, criados levando-se em consideração a interação do aluno com o experimento, calcado na construção do conhecimento de forma gradativa, onde a interação entre o aluno e o experimento apoia-se no conhecimento prévio adquirido nas observações anteriores. Os textos fora meticulosamente preparado para tal, propiciando uma interação dinâmica do aluno com o experimento. O presente trabalho apresenta um planejamento do curso de Hidrostática, incluindo os objetivos a serem alcançados em cada conteúdo conceituai. Dentro do conteúdo de Hidrostática, o tema Força de Empuxo foi selecionado para um maior detalhamento. Para este tema, é apresentado um plano de aula detalhado. Os experimentos a serem utilizados neste tema foram criados pelo autor, assim como os respectivos roteiros programados. São experimentos de simples construção, que podem ser reproduzidos nas escolas ou adquiridos no mercado.
Palavras-chave: Propulsão
Hidrostática
Peso e medidas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PIMENTA, Gladston Francisco Paolucci. Proposta para ensino experimental de Hidrostática. 2007. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFPPimenta.pdf7.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.